
O papel da imagem na ONE2UP
Por ONE2UP em 14 de janeiro de 2014 com Comentários
Comunicação visual é um assunto quem vem sendo aplicado desde os primórdios do homem. Encontramos os primeiros registro dessa ciência na pré-história, na qual os “homens das cavernas” ilustravam de forma simplista seu cotidiano.
Com o avanço da humanidade, o homem alcançou novos meios para se comunicar, buscando sempre transmitir uma ideia em forma de imagem e, mais tarde, em forma de palavras.
Buscando sempre evoluir, o homem chega no auge da comunicação e desenvolve mídias para a disseminação da informação e hoje a principal mídia utilizada é a digital.
Sempre atenta, a ONE2UP busca constantemente fazer a diferença, já que diariamente o homem é bombardeado com informações em excesso. Faz-se necessário se destacar com criatividade nesse imenso mar que é a publicidade e propaganda, e transmitir sempre de forma efetiva o conceito de nossos clientes.
A tendência atual nesse meio é a aplicação da imagem em uma área maior do que o pré-determinado pelas antigas regras de composição.
A maior parte do material produzido pela ONE2UP utiliza a imagem para a rápida transmissão da informação e para causar interesse visual no espectador, visando sempre manter o conceito do nosso target.
Ao utilizarmos imagens é necessário aplicarmos conforme a sua função. Conheça algumas delas:
Função informativa (ou referencial): a imagem fornece informações concretas sobre acontecimentos e elementos da realidade. É testemunha desse elemento uma vez que a imagem imita algo real, tentando mostra-la o mais objetivamente possível.
Função explicativa: a imagem explica a realidade através de sobreposição de dados. É isto que acontece nas ilustrações que ajudam a explicar os textos ou em diagramas que ajudam a explicar graficamente um processo ou uma relação.
Função argumentativa: a imagem procura influenciar comportamentos, persuadir, convencer, se tornando um importante instrumento na publicidade e na propaganda.
Função crítica: a imagem não apenas informa, mas procura desvendar e denunciar situações.
Função estética: a imagem visa a satisfação e o prazer do belo, valorizando as repetições, alternâncias ou contrastes dos elementos que a configuram como as linhas, as formas, a cor e a luz.
Função simbólica: a imagem orienta-se para significados sobrepostos à própria realidade (como acontece com bandeiras e imagens convencionais como o coração com uma flecha).
Função narrativa: a imagem conta ou sugere histórias, cenas, ações (como sucede em frescos, bandas desenhadas e filmes).
Função expressiva: a imagem revela sentimentos, emoções e valores do próprio autor ou daquilo que representa.
Função lúdica: a imagem orienta-se para o jogo, o entretenimento, incluindo o humor e a caricatura.
Função metalinguística: a imagem interessa-se pelo código visual, como sucede com a utilização de modelos para representar algo.
Um ótimo exemplo de aplicação dessa técnica é no nosso recente trabalho com a Self Idiomas. Buscamos de forma metalinguística ilustrar a promoção “amigo da onça” que você pode conferir no link abaixo.
Site da Self Idiomas: http://www.selfidiomas.com.br