O que é o Briefing?
Por ONE2UP em 3 de dezembro de 2013 com Comentários
A palavra Briefing vem do inglês e significa Resumo. Um Briefing deve conter as informações básicas para o desenvolvimento de um planejamento estratégico, constando a descrição da empresa, os problemas, oportunidades e objetivo e o que tem para atingi-los. Ao final ele é encaminhado para a parte envolvida.
O conteúdo do Briefing é definido pelas necessidades do problema a ser resolvido, constando todas as possibilidades porém sem delongas. Informações extras que não sejam relevantes desviam a atenção e a falta delas faz com que o trabalho não seja executado como deveria, pois é difícil ficar tentando imaginar como deveria ser um trabalho se a informação não é fornecida.
Se o Briefing for sintetizado demais corre-se o risco de bloquear o trabalho da criatividade, pois existirão tantas imposições e regras que não haverá espaço para que as ideias possam fluir. Teoricamente ideais, porém inviáveis na prática.
O briefing não é feito aleatoriamente e é parte integrante do planejamento de propaganda, sendo sempre organizado pelo profissional de marketing, sendo ele responsável pelo levantamento do problema e a busca da solução (contra-briefing), tornando o briefing um processo dinâmico e cumulativo em cada etapa do planejamento.
Para que as informações atinjam todas as partes envolvidas, além de um briefing completo é necessário que exista um resumo, que possa atingir todos os departamentos envolvidos e tenham ciência do que estiver sendo feito.